sábado, 16 de fevereiro de 2008

Poderosa gentileza

Poderosa gentileza

Gentileza em seu sentido etimológico quer dizer favor; qualidade do que ou de quem é gentil; gesto ou comportamento que revela amabilidade; delicadeza; simpatia; elegância. Praticada por uns, esquecida por outros, a gentileza é conhecida por todos. Em um mundo tão acelerado, quando os indivíduos não têm mais tempo de prestar atenção em detalhes tão pequenos – que fazem uma grande diferença – onde se insere a gentileza? Na sua ausência ou exercício?
Praticar a gentileza nos últimos tempos, em qualquer ocasião, parece um ato antigo. “As pessoas se esqueceram de que não precisam deixar de serem firmes para serem gentis”, fala a psicóloga Ana Maria Souza Campos. “Atos de gentileza são capazes de mudar formas de comportamentos que podem deixar o dia-a-dia mais agradável e até momentos de tensão mais suaves”. Para a psicóloga a gentileza está diretamente ligada ao saber ouvir. “É uma prática que estamos deixando de lado, pois sempre estamos interferindo quando alguém tenta falar alguma coisa e isso é muito desagradável”, fala.
Ana Maria ressalta que as palavras mágicas, como “bom dia”, “obrigado”, “por favor” e seus derivados, também estão sendo esquecidas. “Sempre que formos deixar de lado a educação, é bom nos colocarmos no lugar do outro. Esta prática faz a gente pensar antes de cometer injustiças. Gritar, xingar, esbravejar, é perder a razão. É fundamental buscar nossos direitos, mas sem perder a educação, aliás, fica até mais charmoso e acabamos obtendo muito mais sucesso nas nossas conquistas com palavras de gentileza”, diz.

Fonte:
http://www.jornaldepiracicaba.com.br/news.php?news_id=57564

Vídeo - Gentileza - Marisa Monte

Nenhum comentário: