sexta-feira, 23 de maio de 2008

Torre de Hanói

*JOGO*

As Torres de Hanói são um quebra-cabeças que consiste em uma base contendo três pinos, onde num deles, são dispostos sete discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.


Para solucionar este problema, clique aqui!


Definição - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Hanoi

quinta-feira, 22 de maio de 2008

A importância do hábito de ler




Através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das idéias, vivências, sonhos, etc.
Diante do fato, pode-se considerar a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola tem que ensinar, mas é importante ressaltar que para isso o professor deve ter consciência da necessidade, além de praticar com eficiência o hábito da leitura.

Grande parte das escolas trabalha somente com textos literários e didáticos e muitas vezes selecionam esses materiais de forma burocrática, ou seja, uma relação de interesse entre editora, escola e, até mesmo, professor. Convém deixar claro que esse tipo de atitude não é de forma generalizada, pelo contrário, existem educadores que realmente desempenham seu papel de maneira responsável, desenvolvendo estratégias e diferentes formas de realizar uma leitura eficiente.

Segundo estudiosos, existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler:
• Ler por prazer;
• Ler para estudar;
• Ler para se informar.

Através da leitura realizada com prazer, é possível desenvolver a imaginação, embrenhando no mundo da imaginação, desenvolvendo a escuta lenta, enriquecendo o vocabulário, envolvendo linguagens diferenciadas, etc.

A leitura voltada para o estudo é a mais cobrada pelos professores desde o início do ensino fundamental, apesar de muitos não estarem preparados para desenvolver em seus alunos tal hábito.

A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos, e etc.

Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br

quarta-feira, 21 de maio de 2008

terça-feira, 20 de maio de 2008

Alfabeto da Criança



Um lindo slide!

Texto de Silvia Schmidt. Formatação de Carminha.

Para visualisá-lo, clique abaixo.

domingo, 18 de maio de 2008

Cuidados com a Postura ao utilizar o Computador

Cuidando da sua postura

Todos nós sabemos que a postura da coluna é algo fundamental, mas acabamos esquecendo disso e passamos horas e horas na frente do computador, sentado de qualquer maneira, não é mesmo? Siga as dicas abaixo e evite futuros problemas com a saúde.

1) Evite passar horas sentado em frente ao computador, procure descansar a cada 50 minutos. Levante de vez em quando, "estique" o corpo.

2) A cabeça deve estar reta ou inclinada ligeiramente para frente. Evite trabalhar com a cabeça ou tronco torcido.

3) Evite ficar com os ombros caídos.

4) As suas costas devem ficar retas ou levemente inclinadas para trás. Procure usar uma cadeira com regulagem de altura, assim você pode ajustá-la de acordo com seu tamanho, principalmente quando várias pessoas utilizam o mesmo computador e, é claro a mesma cadeira.

5) Não deixe seus pés pendurados, mantenha-os inteiramente apoiados sobre o piso. Se preferir tente descansá-los em algum tipo de apoio.

6) Procure manter os pulsos os mais retos possíveis enquanto estiver utilizando o teclado ou o mouse. Em caso de dor ou incomodo nos pulsos, procure usar um teclado ergonométrico, desenvolvido especialmente para isso.

7) Mantenha a tela do monitor numa altura mais baixa que a cabeça, pois dessa forma você não precisará forçar os olhos olhando para cima.

8) O local de trabalho deve ser bem iluminado, se for preciso instale uma luminária. A luz deve ser branca e de alta intensidade, e não deve ser dirigida para o seu rosto, nem focalizada diretamente sobre a tela do computador. Os protetores de tela ajudam a diminuir e uniformizar a luminosidade.




Fonte: ABC da Tia Mônica (Jornal O Dia - 02/02/2000)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

terça-feira, 13 de maio de 2008

Vc tc axim?

Vc tc axim?
Leila Mendes

O uso do internetês é cada vez mais comum no mundo atual e é baseado na simplificação informal da escrita, com o objetivo principal de agilizar a digitação. Na ânsia de se comunicar em um curto espaço de tempo, as pessoas abreviam palavras ao limite do irreconhecível, traduzem sentimentos por ícones e simplesmente renunciam às mais elementares regras gramaticais.

O resultado dessa anarquia comunicativa divide opiniões. O respeitado lingüista inglês David Crystal, autor do livro A linguagem e a Internet, diz que não prevê um futuro desastroso para a gramática por causa da rede; além disso, lembra que a invenção do telefone provocou a mesma desconfiança dos estudiosos preocupados com o risco de uma afasia epidêmica entre os usuários, por incorporarem uma linguagem cheia de hã, hã e alôs. “Eles corriam o risco de perder a capacidade de expressão e sociabilidade e não foi o que ocorreu”, lembra Crystal. Ele faz uma previsão otimista dizendo que o jargão dos chats e dos blogs pode estimular outras formas de literatura e desenvolver o autoconhecimento do jovem.

No entanto, existe o outro lado da história que aborda o uso dessa linguagem em locais não apropriados, como é o caso da escola. Como professora de Língua Portuguesa, percebo o quanto é comum em textos escolares o uso de abreviações como vc (você), hj (hoje), bjs (beijos) e tb (também), entre outros. Os alunos justificam que usam o internetês de forma inconsciente e automática. Por isso, cabe à escola alertar os alunos sobre o vício que pode causar o uso constante desse tipo de linguagem e reforçar que a atitude ideal para evitar essa situação é usar freqüentemente a variante padrão da língua, já que essa sempre será bem aceita. Para isso, seguem algumas sugestões:

>> Tenha bom senso, evite exageros.

Se não há como deixar de abreviar certas palavras nos chats ou salas de bate-papo, procure usar as abreviações mais comuns, evite as pouco usadas ou que somente quem tem acesso à Internet conheça.

>> Leia bastante.

Quem lê mais, escreve melhor. Pois quem lê tem um vocabulário mais vasto, está em contato com outro tipo de linguagem (além do internetês) e, obviamente, escreve melhor em qualquer situação.

>> Conheça a norma padrão de sua língua.

Se você conhece a norma culta da língua será mais fácil usá-la. Quem não conhece está mais propício a usar o internetês em situações indevidas.


Leila Mendes é professora de Português e
Literatura do Ensino Médio


Fonte: http://www.eaprender.com.br/1324

domingo, 11 de maio de 2008

A Galinha e os Ovos de Ouro



Um camponês e sua esposa possuiam uma galinha que, todo dia sem falta, botava um ovo de ouro.


Supondo que dentro dela deveria haver uma grande quantidade de ouro, eles então a sacrificam, para enfim pegar tudo de uma só vez.

Então, para surpresa dos dois, viram que a ave, em nada era diferente das outras galinhas.

Assim, o casal de tolos, desejando enriquecer de uma só vez, acabam por perder o ganho diário que já tinham assegurado.

Autor: Esopo

Moral da História:
Quem tudo quer, tudo perde.

sábado, 10 de maio de 2008

Vídeo Alunos 2007

Olá Pessoal!

Mexendo nos meus "backup's" encontrei esse vídeo que mostra a produção dos cartões de Natal da turma do ano passado e resolvi colocá-lo no "YouTube".
Espero que gostem!

Obs.: Alguns alunos que estão no vídeo continuam comigo em 2008.

Bjs!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Erro de Português



Erro de Português

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena !
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português

Oswald de Andrade. In Poesias Reunidas.
Civilização Brasileira, 1974

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Segurança na INTERNET


Para ler um material muito bom sobre esse assunto, clique aqui!

Obs.: O site é Português, desse modo algumas palavras estão com grafia diferente da nossa.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

OU ISTO OU AQUILO

OU ISTO OU AQUILO

Ou se tem chuva e não se tem sol,
Ou se tem sol e não se tem chuva!


Ou se calça a luva e não se põe o anel,
Ou se põe o anel e não se calça a luva!


Quem sobe nos ares não fica no chão,
Quem fica no chão não sobe nos ares.


É uma grande pena que não se possa
Estar ao mesmo tempo nos dois lugares!


Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
Ou compro o doce e gasto o dinheiro.


Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
E vivo escolhendo o dia inteiro!


Não sei se brinco, não sei se estudo,
Se saio correndo ou fico tranqüilo.


Mas não consegui entender ainda
Qual é melhor: se é isto ou aquilo.


Cecília Meireles