domingo, 30 de março de 2008

Hoje é dia de brincar!



Hoje é dia de Brincar!!!

Brincar não é brincadeira. É sério. É a coisa mais importante que você pode fazer hoje para ser uma pessoa melhor no futuro. Brincar não é só alegria. É a grande oportunidade de você aprender pela própria experiência. É a semente da cidadania, é a compreensão do relacionamento, do respeito ao outro.
Brincar é hoje! Brincar é sempre, desde bebês até sair de casa para cuidar da própria vida. A cada idade, há um jeito ideal de brincar. Em cada família, uma dinâmica diferente que junta afeto e brincadeira de um modo particular. Essas diferenças, interessantíssimas, acontecem de país para país, de continente para continente. Assim como as semelhanças mostram que crianças, em qualquer canto do planeta, são iguaizinhas: querem brincar.
As brincadeiras não são apenas uma forma de entretenimento para gastar energias, mas meios que contribuem para o desenvolvimento intelectual e pessoal.
Lembre-se: brincar é fundamental, mas com responsabilidade. Então, aproveite o seu tempo hoje para brincar, mas sem esquecer de estudar para amanhã ser um adulto feliz, inteligente e responsável.

Texto adaptado por Lindinalva. (Minha Monitora Lindona - rs*)
Fonte: Revista Nova Escola - Anúncio do Sabão em Pó Omo.

sábado, 22 de março de 2008

Minha escola é mais legal!


Minha escola é mais legal!
(Flávia Muniz)

A escola em que eu estudo
É um lugar muito feliz.
Todo dia, vamos juntos,
Eu, a Cida e o Luis.

No caminho vou pensando
Já na hora de brincar.
Pega-pega, futebol,
No recreio vou jogar.

Com a minha professora,
Aprendo a ler a contar.
Brinco de faz-de-conta
Sei escrever e pintar.

Quando toca o sinal,
Faço fila e vou em frente.
A melhor lição da escola,
Fica no coração da gente!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Na sua Escola


Na sua escola

A criança passa grande parte do dia no colégio, convivendo com outras pessoas. E é muito importante manter uma relação de cordialidade no ambiente escolar, com os colegas de sala, professores, diretores, servidores, pais de alunos... Como todo mundo tem um jeito, o ideal é que todas as diferenças sejam respeitadas – para que a harmonia e o bem comum não fiquem no prejuízo.

Não é certo rejeitar ou fazer gozação com um aluno só porque ele é gordinho ou magricelo, por exemplo, nem porque ele tem algum tipo de deficiência física ou dificuldade de aprendizagem.

Todo cidadão tem o direito de viver sem ser humilhado ou maltratado, porque cada um é igualmente importante na nossa sociedade, e ninguém é melhor que ninguém. Então, dentro da escola, precisamos aprender a tratar os outros como queremos ser tratados, ou seja, com educação, coleguismo e respeito!

Além disso, o que o aluno deve fazer para tornar sua escola um lugar bem agradável? Siga as dicas que a Turma do Plenarinho traz para você:

* Participe de sua própria educação, comparecendo a todas as atividades escolares, dando sua colaboração em sala de aula e cumprindo os deveres e horários determinados;
* Respeite os seus educadores, colegas e funcionários, cada qual com suas diferenças;
* Cuide do espaço físico da escola (salas, pátio, auditório, biblioteca, quadras...) e dos bens materiais (carteiras, quadros, computadores...) que foram colocados à sua disposição. Caso você estrague alguma dessas coisas, procure repô-la ou consertá-la;
* Compareça às atividades escolares trajando o uniforme, se possível, e portando o material escolar exigido;
* Participe, com coragem e disposição (sem preguiça), das atividades propostas. Crie e sugira coisas novas também;
* Coopere para a boa conservação dos móveis do colégio, equipamentos e material escolar, colaborando também para manter a escola em boas condições de limpeza;
* Não leve para a escola objetos que representem perigo à saúde, à segurança e à integridade física da comunidade escolar;
* Converse francamente com a coordenação do colégio, com os educadores, psicólogos e com toda a equipe técnica;
* Não converse fora de hora, não brigue com os colegas, não fale palavrões nem seja indisciplinado. A bagunça e o tititi em sala de aula atrapalham muito a concentração e a compreensão das matérias;
* Obedeça às regras estabelecidas pelo Código Disciplinar da sua escola e às determinações superiores (dos diretores, coordenadores e professores).

Fonte: http://www.plenarinho.gov.br