segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A mão da limpeza - Gilberto Gil



A mão da limpeza (GILBERTO GIL)
CD “RAÇA HUMANA”

O branco inventou que o negro
Quando não suja na entrada
Vai sujar na saída, Ê
Imagina só
Vai sujar na saída, Ê
Imagina só
Que mentira danada, Ê
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, Ê
Imagina só
O que o branco sujava, Ê
Imagina só
O que o negro penava, Ê
Mesmo depois de abolida a escravidão
Negro é a mão
De quem faz a limpeza
Lavando a roupa encardida, esfregando o chão
Negra é a mão
É a mão da pureza
Negra é avida consumida ao pé do fogão
Negra é a mão
Nos preparando a mesa
Limpando as manchas do mundo
Com água e sabão
Negra é a mão
De imaculada nobreza
Na verdade a mão escrava
Passava a vida limpando
O que o branco sujava, Ê
Imagina só
O que o branco sujava, Ê
Imagina só
Eta branco sujão.

Preconceito não é legal




PRECONCEITO NÃO É LEGAL: A INTOLERÂNCIA E A LEI

O preconceito é uma idéia ou uma opinião negativa sobre um grupo de pessoas ou sobre determinado assunto, formada de modo precipitado, sem conhecimento profundo e reflexão necessária. O preconceito leva à discriminação, à exclusão e à violência.
A discriminação é o tratamento desigual às pessoas com direitos iguais, negando a elas as mesmas oportunidades. Uma discriminação pode ser sofrida por minorias étnicas, religiosas, grupos de tradições nacionais e culturais. Muitas vezes também é dirigida a idosos, mulheres, pessoas pobres, deficientes e de diferentes orientações sexuais.
O pensamento preconceituoso e as atitudes de discriminação revelam e acentuam as desigualdades entre as pessoas. E, por isso, combater o preconceito e a discriminação é ajudar a construir uma sociedade democrática e igualitária, em que a felicidade coletiva seja uma realidade possível.
A Constituição Federal, a lei máxima em nosso país, afirma que todos somos iguais perante a lei, não sendo admitidos preconceitos de origem, raça, sexo, cor , idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.
Também existem princípios éticos para prevenir a discriminação. A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) dispõe que “toda pessoa tem todos os direitos e liberdades (...), sem distinção alguma de raça, cor , sexo, idioma, religião, opinião política ou de qualquer outra índole,
origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição.”
A Declaração de Princípios sobre a Tolerância (1995) define o significado de tolerância como respeito, aceitação e apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. E é também não tolerar a injustiça social.
Portanto, em seu significado profundo e atual, tolerância é aceitar a diversidade e combater todas as formas de opressão e de desigualdades sociais. Em síntese, tolerância é a atitude de solidariedade entre indivíduos, grupos, povos, nações e, também, dos seres humanos para com a natureza em geral.
Acreditando que a educação seja um instrumento fundamental para prevenir a intolerância, o preconceito e a discriminação, o Núcleo Pela Tolerância, do Depto. de Ciências Humanas, da FAAC/Unesp-Bauru, o Serviço Social do Comércio/Sesc-Bauru e a Secretaria Municipal da Cultura de Bauru apresentam esta cartilha como um instrumento educativo para estimular reflexões e debates, entre os jovens, sobre algumas formas de intolerância e sobre o tratamento dado pela legislação brasileira a essas condutas.
A cartilha PRECONCEITO NÃO É LEGAL: A INTOLERÂNCIA E A LEI faz parte do projeto CONVIVÊNCIA NA DIVERSIDADE coordenado pelo Núcleo Pela Tolerância, na qualidade de centro associado ao LEI – Laboratório de Estudos da Intolerância, FFLCH-USP, no projeto “INTOLERÂNCIA”, aprovado no Programa “Instituto do Milênio” do CNPq.

Para ter a cartilha, visite o link abaixo.

Fonte: www.faac.unesp.br/extensao/convdiversidade/cartilha.pdf

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Poderosa gentileza

Poderosa gentileza

Gentileza em seu sentido etimológico quer dizer favor; qualidade do que ou de quem é gentil; gesto ou comportamento que revela amabilidade; delicadeza; simpatia; elegância. Praticada por uns, esquecida por outros, a gentileza é conhecida por todos. Em um mundo tão acelerado, quando os indivíduos não têm mais tempo de prestar atenção em detalhes tão pequenos – que fazem uma grande diferença – onde se insere a gentileza? Na sua ausência ou exercício?
Praticar a gentileza nos últimos tempos, em qualquer ocasião, parece um ato antigo. “As pessoas se esqueceram de que não precisam deixar de serem firmes para serem gentis”, fala a psicóloga Ana Maria Souza Campos. “Atos de gentileza são capazes de mudar formas de comportamentos que podem deixar o dia-a-dia mais agradável e até momentos de tensão mais suaves”. Para a psicóloga a gentileza está diretamente ligada ao saber ouvir. “É uma prática que estamos deixando de lado, pois sempre estamos interferindo quando alguém tenta falar alguma coisa e isso é muito desagradável”, fala.
Ana Maria ressalta que as palavras mágicas, como “bom dia”, “obrigado”, “por favor” e seus derivados, também estão sendo esquecidas. “Sempre que formos deixar de lado a educação, é bom nos colocarmos no lugar do outro. Esta prática faz a gente pensar antes de cometer injustiças. Gritar, xingar, esbravejar, é perder a razão. É fundamental buscar nossos direitos, mas sem perder a educação, aliás, fica até mais charmoso e acabamos obtendo muito mais sucesso nas nossas conquistas com palavras de gentileza”, diz.

Fonte:
http://www.jornaldepiracicaba.com.br/news.php?news_id=57564

Vídeo - Gentileza - Marisa Monte